sábado, 5 de setembro de 2009

EMBARCAÇÕES AMAZONICAS

                                                             FOTOS CARMEM PEREZ

AS EMBARCAÇÕES SÃO COMO  MULHERES GRÁVIDAS

Estão sempre com seus ventres carregados, prenhas de frutos da terra  dádivas da fecundação generosa da mãe natureza,assim como as mulheres elas deslizam e desfilam sua beleza pelos rios da amazonia levando e trazendo aos homens alimentos e cuidados, aconchega em seu colo seus tripulantes e seus passageiros, embalados nas ondas da grande mãe água, e nisso percebemos que somos rodeaados por um infinito feminino a nos envolver no eterno movimento do universo expansão contração

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ESPECIARIAS DA AMAZONIA



VER O PESO FEIRA LIVRE 

Todos que visitam ou moram em Belém vão ao Ver o Peso, ali são comercializados frutas,verduras, peixes,açaí, e tudo vem das trinta e oito ilhas que ficam próximas á capital, são trazidos em barquinhos e vendidos o dia todo pelo melhor preço da cidade, é um passeio arrojado faz sempre muito calor, mas vale a pena tem de tudo e muita gritaria como em toda feira, é um bom passeio.
Nas fotos tem pirarucu que é o bacalhau da Amazonia,farinha caroçuda branca de mandioca,a preferida ,camarões secos usados para fazer tacacá,vatapá,pratos típicos da região,e claro as pimentas no tucupi em garrafas pet, são cheirosas e ardidas apreciadíssimas e gostosas, além de terem um belo visual,deu água na boca? 
Tem mais as melhores que são as castanhas do Pará ,essas que estão no carrinho de mão, ainda na casca, elas serão descascadas manualmente geralmente são as mulheres que fazem esse serviço.

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AMAZONIA



AMAZONIA DE VOLTA Á SUA EXUBERÃNCIA

Após alguns anos vivendo a beira mar sentia falta da força das águas do rio essa é a baía do guajará em Belém do Pará onde estou vivendo atualmente encantada com as belezas dessa terra farta e decepcionada com seu abandono um lugar que parece ser de ninguém sinto isso por onde passo pelo Brasil afora!

UMA BREVE PINCELADA ACUPUNTURA



A acupuntura é um método terapêutico muito antigo, utilizado no oriente há aproximadamente 5.000 anos. Surgiu na China e foi, bem mais tarde, incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como Japão, Coréia e Vietnam.
A palavra acupuntura origina-se do latim acus que significa agulha e punctura que significa puncionar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Mas, na verdade, acupuntura é uma tradução incompleta da palavra chinesa Jin Huo (ou Tsen Tsio) que significa metal e fogo. Para tornar uma longa história curta: os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia vulgaris, constituindo o que é chamado de moxa ou moxabustão. Ou ainda estimulados por ventosas, pressão, estímulos elétricos e, mais recentemente, lasers.


O SONHO QUE SE TORNOU PESADELO

Para os amantes de Cuba aqui estão algumas fotos
tristes fotos de um país prisioneirode um  ditador que foi alicerçado por um sonhador traído e morto na selva.

Seu povo empobrecido vive em favelas como as nossas e nós caminhamos para o mesmo destino, eles com a rumba nós com o samba eles com Fidel nós com Lula apesar do comunismo socialismo ter sido extinto aqui se pratica o pior dos ismos e a pior das democracias -------- a democracia para ingles ver pois o povo só interessa aos políticos em época de eleição quando eles saem em campanhas depois dão uma banana e vão roubar e fzer todo tipo de negociata

Assim como a liberdade feminina é para ingles ver, pois temos jornada dupla de trabalho profissional,mãe,e mais mulher, que roubada foi essa do feminismo mas que enrascada vivia nossas mães e avós eram mantidas de tudo para sua sobrevivencia e morriam de tédio e de tristeza e depressãomas não podiam separar jamais, mas eram honradas se viúvas se tornavam,ao passo que hoje ás divorciadas as portas e janelas se fecham.

Trato aqui de algo chamado tradição (TFP) tradição família propriedade; que ocorre no seio das famílias na calada da noite sombria de uma sociedade machista, travestida de liberal, que a luz da lei aparentemente paga ás mulheres o que se deve, mas fecha-lhes todas as portas e janelas e frestas, e as exclui de seu meio como persona non grata por escolherem ser feliz sem os opressores homens mantenedores do lar doce lar ,que não passa de fachada para a libertinagem desses porcos chauvinistas.

E  a opressão é feita por mulheres também pois aquelas que se mantiveram sofridas em seus casamentos desconjuram as divorciadas,gente isso tudo ocorre sim!! em cidades e Estados do norte e nordeste do país em pleno século XXI !!!!

Estou retratando fatos da vida real de uma pessoa vive na classe média alta culta educada que viveu no feudo maranhense mas sei que o norte inteiro e nordeste são assim e não duvido que o Brasil inteiro também o seja
bem lá no meio do seio familiar tradicional ainda deve restar um ranço chauvinista-machista -castrador mantendo muitas mulheres encabestradas na base do antidepressivo .